Assine a Newsletter e receba
o nosso curso em vídeo grátis:

"Como trabalhar a partir de
casa na Internet"

Primeiro Nome:
Ultimo Nome:
Email:
Pais:
Telefone:
 
Nao facultamos os seus dados a ninguem.

16 agosto 2009

Trocar Templates no Blogger (3)


BTemplates
Voltamos à série Trocar Templates no Blogger para explicar como trocar o template sem perder os widgets.
Antes de qualquer alteração lembro que é importante fazer o backup do seu layout e também do conteúdo do blog para poder recuperar o template anterior, caso alguma coisa corra mal, conforme já foi explicado anteriormente.

Fazer backup do layout e do conteúdo do blog

Partindo do princípio que você também já testou o template novo num blog de testes e que tudo está do seu agrado, vamos então carregar esse novo template no seu blog principal.

TROCAR O TEMPLATE SEM PERDER OS WIDGETS

Este processo eu aprendi com o [Ferramentas Blog] e depois de já o ter experimentado, vou indicar aqui como se faz com mais algumas dicas.
Embora não seja muito difícil, seguindo todos os passos conforme vai ser aqui indicado, pode ser algo delicado e moroso, pelo que recomendo que o faça com cuidado.
  • Faça o backup do seu layout e conteúdo do blog.
  • No painel de administração do blogger entre no seu blog actual. Vá a Layout ou Esquema => Editar HTML e deixe a caixa “Expandir modelos de widget” DESMARCADA.
Procure pela seguinte linha de código:
<div id='sidebar-wrapper'>
<b:section class='sidebar' id='sidebar' preferred='yes'>

Esta linha de código indica o início da sua sidebar, a barra lateral onde estão contidos todos os elementos de página que você criou, como por exemplo: publicidade, patrocinadores, arquivo, categorias, seguidores, etc. e que você quer manter no template novo.
Abaixo deste código, você encontra as linhas com cada um dos elementos de página que você criou e que são parecidos com estas:

<b:section class='sidebar' id='sidebar' preferred='yes'>
<b:widget id='HTML1' locked='false' title='Segue o Blog' type='HTML'/>
<b:widget id='HTML6' locked='false' title='' type='HTML'/>
<b:widget id='HTML3' locked='false' title='Adicione aos Favoritos' type='HTML'/>
</b:section>
  • Encontre estas linhas e copie-as todas para o Notepad. Salve com o nome “Linhas de código” por ex, você vai precisar delas mais tarde.
Se você tiver uma barra lateral que é composta por 1 barra lateral normal e uma barra lateral dividida em 2 colunas, você precisa copiar também as linhas seguintes, que serão parecidas com estas:
<div id='midsidebar-wrapper'>
<b:section class='lsidebar' id='lsidebar' preferred='yes'>
<b:widget id='BlogArchive1' locked='false' title='Arquivo do Blog' type='BlogArchive'/>
<b:widget id='Followers2' locked='false' title='Seguidores' type='Followers'/>
</b:section>
<b:section class='rsidebar' id='rsidebar' preferred='yes'>
<b:widget id='Label1' locked='false' title='Categorias' type='Label'/>
</b:section>
</div>
  • Copie estas linhas junto com as primeiras para o Notepad. Ou seja, você precisa copiar tudo o que estiver contido entre estas 2 linhas de código :
<div id='sidebar-wrapper'>
COPIE TUDO O QUE ESTIVER AQUI DENTRO
</div>
  • Agora, retorne a Layout ou Esquema => Elementos de Página. Entre em cada um dos elementos de página da sua barra lateral que sejam do tipo “HTML/JavaScript”, clicando em Editar
Elementos de Página
e copie o código que está dentro da caixa para o Notepad

Elementos de Página2salvando com um nome que lhe permita identificar o que cada ficheiro contém, por ex. “Subscrever RSS”, “Publicidade”, “Parceiros” ou “Elemento1”, “Elemento2”, “Elemento3” para que você saiba a ordem em que estavam colocados.

Repita este processo para cada um dos elementos de página do tipo “HTML/JavaScript”.
Todos os elementos de página que forem criados pelo Blogger, sem que seja necessário você inserir nenhum código dentro da caixa, tipo o Arquivo, Categorias, Seguidores, etc, você não precisa copiar, uma vez que isso é feito automaticamente.

Neste momento, já temos tudo o que precisamos devidamente guardado.

Vamos então carregar o novo template. 

Isso também já foi explicado anteriormente, com a diferença que não será feito num blog de testes, mas sim no seu blog actual.

  • Vamos a Layout ou Esquema => Editar HTML e na caixa que diz “Carregar um modelo a partir do seu computador”, clicamos em Procurar
  • Em seguida, localizamos o ficheiro do novo template no nosso computador e clicamos em Carregar. Irá aparecer um aviso de que todos os widgets serão eliminados, clique no botão laranja “Confirmar & Guardar” sem problemas
Confirmar&Guardar

Neste momento, já temos o novo template carregado. Vamos então acrescentar os widgets que guardámos previamente no nosso ficheiro do Notepad com o nome “Linhas de Código”.
  • Novamente, ainda em Editar HTML e com a caixa Expandir modelos de widget DESMARCADA, vamos procurar pelo código:
<div id='sidebar-wrapper'>
  • Abra o seu ficheiro de Notepad “Linhas de Código”, copie todo o seu conteúdo e cole entre estas 2 linhas de código, substituido tudo o que estiver lá dentro:
<div id='sidebar-wrapper'>
SUBSTITUE E COLE TUDO AQUI </div>
AVISO: Confirme que nenhum widget tem o mesmo ID. Se tiver algum igual, troque o nome somando um número. Por ex. se tiver dois widgets com o id=”HTML1” troque o nome de um dêles para “HTML2” ou”HTML3”, de forma que nenhum fique com o mesmo nome.

  • Clique em Guardar Modelo.
  • Agora, vamos novamente a Layout ou Esquema => Elementos de Página.
Aqui você pode ver que todos os seus elementos da barra lateral estão lá, como anteriormente, apenas se você clicar em Editar nas caixas do tipo “HTML/JavaScript” elas estarão vazias.
  • Precisamos então de entrar em cada uma delas e copiar o conteúdo dos nossos ficheiros de Notepad que gravámos anteriormente, para dentro de cada uma, pela mesma ordem.
    Por ex. “Elemento1”, “Elemento2”, “Elemento3”, “Publicidade”, “Seguidores”.

Se eventualmente durante este processo você trocar a ordem dos elementos, não tem problema porque pode depois alterar visualizando em => Elementos de Página e trocando as caixas de sítio.

Clique em guardar modelo, visualize e já terá o seu blog com o novo template sem perder os widgets.

Apesar de o processo ser um pouco trabalhoso, não é difícil se seguir todos os passos conforme aqui foi indicado. E se alguma coisa correu mal e não ficou exactamente como você queria, pode sempre repor o template antigo restaurando o backup do layout.

Fonte: [Ferramentas Blog]


Até já!

0 comentários:

Enviar um comentário

 

Seguidores

Web Page Views Contador de visitas
Ganhar Dinheiro Online Copyright © 2009 Gadget Blog is Designed by Ipietoon Sponsored by Online Business Journal