Dicas para escrever artigos que vendem: Se você está a ler este artigo, provavelmente interessou-se pelo título. E também há uma boa probabilidade, de que você esteja interessado em ganhar dinheiro com os seus artigos e, por isso o título lhe interessou. Se tem o seu próprio blog ou escreve em sites de partilha de receitas, a chave é maximizar o retorno de cada artigo publicado. Mas para ter retorno, primeiro tem de conseguir que alguém se interesse pelo seu artigo. Então aqui está o meu top de 5 dicas para optimizar a sua escrita de forma a escrever artigos aliciantes.
Como escrever artigos aliciantes e que vendam
Agarre o seu leitor
Cada página que você escrever deve começar com um título aliciante - este faz a bola começar a rolar. Torne-o interessante, dê-lhe uma perspectiva, crie curiosidade, torne-o controverso ou polémico. Mas não pare por aí ... certifique-se de seguir esse título com um primeiro parágrafo fenomenal. Esta é a sua primeira oportunidade para introduzir o suspense, uma linha provocadora que vai deixar o seu leitor querendo mais. Vamos ser sinceros, se o seu leitor a esta altura já está aborrecido, algo de muito errado está a acontecer.
Seja positivo
Aqui está uma coisa que geralmente não é tida em conta, mas os autores que são optimistas tendem a obter melhores resultados. Este é um factor difícil de quantificar e medir, de forma que você só tem que verificar por si próprio que é assim mesmo. Quer o seu objectivo seja receber cliques em anúncios, conseguir mais comentários ou conseguir inscrições na newsletter, colocar o seu leitor numa atitude positiva parece desencadear resultados, mesmo que o seu artigo não esteja directamente a pedir-lhes para tomar a acção.
Integrar no artigo uma pitada de humor, geralmente também resulta muito bem para cativar o seu leitor. Terminar o artigo com uma mensagem positiva deixa o leitor satisfeito e mais predisposto à acção. Se você pensar nisso, quando foi a última vez que viu um vendedor com uma abordagem negativa, sem entusiasmo? Acha que ele conseguiria vender alguma coisa a alguém se tivesse esse espírito abatido?
Dê as suas razões
Isto pode parecer óbvio, mas se você está tentando influenciar directamente alguém a actuar com base nas suas palavras, certifique-se de lhes dar uma razão muito boa. Às vezes é fácil perder o foco nisto, à medida que se esforça para compor o artigo. As pessoas tomam decisões, baseadas em informações que têm à mão, e é seu trabalho como autor de educá-los. Mas por vezes, mais do que a informação que têm disponível, é a emoção que os move. Se você apelar à emoção nas razões que dá, vai conseguir melhores resultados. Faça com que eles se identifiquem com as suas razões.
Ajude-os a visualizar
Esta é uma técnica clássica e uma que vale a pena recordar. Tentar pintar um quadro na mente do seu leitor, em que eles se visualizam a apreciar um produto, ou seja o que for que você está a vender. Leve-os para além do acto de resposta, que é geralmente o maior obstáculo e ajude-os a imaginar os benefícios e a desejá-los. Por fim, congratule-o por ter adquirido o produto e incentive-o a que usufrua dele de imediato, mostrando-lhe que ele merece. O leitor não pode deixar de se sentir entusiasmado com a ideia e vai querer tomar a acção.
Chamada à acção
Finalmente, você deve incluir pelo menos uma chamada directa à acção em seu artigo, e com isso refiro-me a dar uma instrução para o seu leitor. Na verdade, você pode ir ainda mais longe e incitar ou mesmo ordenar ao seu público que responda! Se você tiver tido sucesso nos 4 primeiros passos acima, você deve agora ter os seus leitores na palma da sua mão ...prontos para lhe comprar o que você quiser.
Para escrever artigos que vendem, você tem que se focar no que o seu leitor quer ou precisa, no que o levou até si e, apresentar-lhe uma solução eficaz à qual ele não possa resistir. Para isso, tem que se envolver com ele e deixá-lo sonhar com os benefícios que irá retirar do produto. Se seguir estas dicas para escrever artigos, tenho a certeza que no próximo artigo que escrever, vai ficar mais focado e será mais bem sucedido. E você, já usa alguma destas dicas para escrever os seus artigos?
Até já!
Até já!
1 comentários:
Oi,
Achei muito legal esse artigo. Me ajudou muito para eu escrever melhor dáqui prá frente, estou começando meu blog tambem e é sempre bom encontrar dicas legais assim.
Valeu!
Enviar um comentário