Assine a Newsletter e receba
o nosso curso em vídeo grátis:

"Como trabalhar a partir de
casa na Internet"

Primeiro Nome:
Ultimo Nome:
Email:
Pais:
Telefone:
 
Nao facultamos os seus dados a ninguem.

31 março 2010

Como escrever artigos bombásticos


Como escrever artigos bombásticos: A maior parte dos blogers em alguma altura depara-se com momentos de falta de inspiração. Eu sou uma delas, confesso! Tenho dias de ficar a olhar para o ecrã e nada. Sei que tenho que escrever alguma coisa e essa obrigação ainda me pressiona mais e nada sai dali. Hoje era um desses dias, em que eu tinha decidido que ia escrever aqui um artigo e a inspiração estava a milhas de distância. Comecei a vaguear pelos meus emails e encontrei um artigo que me interessou. Fui ler e encontrei o que precisava. Nem precisei de aplicar as técnicas ensinadas, porque são tão simples que chegam a ser ridiculas. Imediatamente a seguir, sentei-me ao computador e comecei a escrever este artigo.

Como escrever artigos quando falta a inspiração

É muito simples e todos nós já ouvimos isto mais de quinhentas vezes. Em resultado disso, este artigo não é um artigo, é um desabafo. Sim, um desabafo. Muitos dos artigos mais polémicos que já li são feitos de desabafos. Quem não leu já um artigo feito pelo Custódio ou pelo Artur, por exemplo, a indignar-se com alguma coisa ou simplesmente a falar sobre o que lhes vai na alma. O resultado, é que esses artigos têm sempre imensos comentários. Porquê? Porque tanto o Custódio, como o Artur, como eu, como você e como o leitor, somos pessoas. Não somos só o dono do blog, não somos só aquele porreiro que lhes dá umas dicas de como ganhar dinheiro na internet, somos pessoas. E quando falamos sobre o que gostamos, sobre as nossas paixões, sobre o que nos vai na alma, sobre a nossa opinião acerca dum assunto, estamos a dar a conhecer quem somos realmente.

Se você não fala do que gosta e do que sabe, vai falar sobre o quê? sobre o que os outros já escreveram ou falaram? Não, para quê? Ao fazer isso, está a tornar-se numa réplica e não digo cópia porque isso implicaria ser fiel ao original. Fale do que gosta, com paixão e deixe que os pensamentos fluam, sem estar preocupado com palavras-chave, nem títulos, nem SEO, nem nada. Escreva! Fale sobre as suas experiências, sobre os seus resultados, passe para os outros o seu conhecimento, sem se preocupar sobre o tema. "Ah, mas isso não se encaixa no tema do blog" Desde quando? O blog não é seu? Não é você que o escreve? Então, dê-se a conhecer aos seus leitores. Se você escreve sobre o que gosta e sobre o que faz, as palavras-chave vão aparecer naturalmente e o tema também. Este artigo, por exemplo, não interessa a nós blogueiros? Claro que sim, mas não parei sequer para pensar se interessava ou não. Escrevi-o porque me apeteceu partilhar aquilo que me ia na alma. Não deu um bom tema? Acho que sim.

Tenho notado que os meus melhores artigos, talvez não aqui, mas noutros projectos on-line, são aqueles que escrevo quando aparentemente não tenho nada para dizer. Sento-me e começo a fazer introspecções, ao meu trabalho, ao meu progresso, à minha vida... e de repente surgem ideias de coisas que eu simplesmente tenho vontade de partilhar. Seja porque retirei delas uma lição, seja porque me ajudaram aqui ou ali, simplesmente sinto que tenho que as passar para os meus leitores. Quando as passo para o papel, ou melhor para o monitor, os pensamentos começam a fluir mais rápido do que os dedos conseguem teclar e nem olho para os erros, depois volto atrás para corrigir, no fim de escrever tudo.

Esta é na minha opinião, uma forma excelente de conseguir escrever artigos bombásticos quando lhe falta inspiração. Aproveite esses momentos e deixe-se envolver com os seus leitores. Provavelmente, eles não querem só ler as suas dicas valiosas, mas vão gostar também de ler o que você tem a dizer sobre isto ou aquilo. Isso faz com que eles se sintam mais próximos de si e você deixa de ser umas meras letras que ele lê no ecrã e passa a ser uma pessoa real, de carne e osso, tal como ele é. Se quer que os seus leitores se identifiquem consigo e com os seus artigos, entregue-se à sua escrita, coloque alma e coração no que escreve e espere para ver os resultados. Quer apostar que vão melhorar?

8 comentários:

Artur disse...

Obg pela referência.

Nós, somos os donos dos blogs/sites, e escrevemos o que queremos, quando queremos e/ou quando podemos. Quem gosta, gosta, quem não gosta, pode ir ...

O segredo para escrever um artigo bombastico passa pela honestidade e frontalidade com que passamos a informação.

Se os leitores dão o devido valor? Nem todos.

Se somos perfeitos? Não. Existe alguém que o seja?

Se conseguimos agradar a todos? Dificilmente.

Se todos gostam/apreciam o esforço? Duvido.

Se ganhamos dinheiro em sermos frontais e honestos? Se calhar, não ....

Bjs

Adriano Luz on 3 de abril de 2010 às 19:32 disse...

Parabéns.

Fantástico o post. Esta sendo muito válido para mim.

Um abraço
Adriano
http://www.publicidade-na-web.com

Alexandre Lima on 10 de abril de 2010 às 22:46 disse...

Adorei a forma com você tratou do assunto, realmente quem escreve em blog chega dias que não temos nada em mente e acabamos ficando preoculpados com nossos leitores por eles estarem esperando mais. E aí que mora o perigo, devido essa "pressão" que nós mesmo desenvolvemos em nossa cabeça, acabamos por se preciptar e escrevemos artigos de baixa qualidade só para manter o padrão do blog de publicar artigos todos os dias.

Paula Garcia on 10 de abril de 2010 às 23:21 disse...

Olá Adriano,

Obrigada pelo comentário. O engraçado de escrevermos com alma e coração é que acabamos por inspirar os outros. É sempre muito recompensador.

Um abraço,
Paula Garcia

Paula Garcia on 10 de abril de 2010 às 23:24 disse...

Olá Alexandre,

Obrigada pela visita e pelo comentário. Por vezes preocupamo-nos demais com os leitores, no sentido de que achamos que temos de saber tudo o que eles esperam de nós e esquecemos que também somos pessoas como eles. Um blog é um espaço de partilha e de convívio. Seus leitores passam a ser seus amigos e você pode e deve comunicar com eles como tal.

Um abraço,
Paula Garcia

Paula Garcia on 10 de abril de 2010 às 23:26 disse...

Artur,

Não tens nada que agradecer.
Os teus artigos são inspiradores para mim e para muita gente.
Conteúdo de qualidade merece ser referenciado.

Bjs
Paula Garcia

Sandra Info-Macross on 12 de abril de 2010 às 16:22 disse...

Olá Paula!
Realmente tem toda razão, devemos escrever aquilo que sabemos, que sentimos, que queremos compartilhar. Nada adianta querer copiar ou traduzir um artigo já pronto. Ele não terá a sua cara, a sua essência.
Concordo também que devemos estar inspirados, mas assim como disse que fez, precisamos antes saber sobre o que escrever. As vezes acontece a mesma coisa comigo: não sei sobre o que escrever, mas quando descubro algo interessante, a inspiração vem e os dedos digitando ficam lentos perto de tantas idéias!
Um abraço!

Paula Garcia on 12 de abril de 2010 às 22:20 disse...

Olá Sandra,

Obrigada pelo comentário. Como diz o Alexandre e bem, a pressão de temos que escrever com regularidade é que por vezes nos tira a inspiração. Essas são boas alturas para escrevermos sobre nós ou sobre experiências nossas.

Um abraço
Paula Garcia

Enviar um comentário

 

Seguidores

Web Page Views Contador de visitas
Ganhar Dinheiro Online Copyright © 2009 Gadget Blog is Designed by Ipietoon Sponsored by Online Business Journal