Assine a Newsletter e receba
o nosso curso em vídeo grátis:

"Como trabalhar a partir de
casa na Internet"

Primeiro Nome:
Ultimo Nome:
Email:
Pais:
Telefone:
 
Nao facultamos os seus dados a ninguem.

04 agosto 2009

Trocar Templates no Blogger (1)


BTemplates Muitas vezes quando você inicia um blog você escolhe um template padrão bem simples, de entre os apresentados no Blogger aquando da criação do blog. No entanto, à medida que o seu blog vai crescendo, muitas vezes você sente a necessidade de trocar de template, ou porque o que está usando não é muito funcional, ou porque não é o mais adequado em termos de imagem face ao conteúdo do seu blog, ou porque simplesmente você não está satisfeito com o resultado e quer algo mais profissional ou diferente.


De entre os muitos lugares onde encontrar um template para o novo blogger eu recomendo por ex. o Blogger Templates onde você pode encontrar os mais diversos tipos de templates para todos os gostos e para todas as necessidades, bem como as instruções de instalação.

Mas, antes de trocar o template no seu blog, convém fazer testes e também há que salvaguardar o seu conteúdo e layout actual, para poder repôr caso não fique satisfeito com o resultado final ou caso algo corra mal durante esse procedimento.

Para quem não sabe como fazer isso, irei explicar nesta série de artigos cada passo fundamental, antes de trocar o seu template definitivamente.
  1. Experimente novos templates num blog de testes antes de passar para a versão final.
  2. Faça um backup do layout do seu template actual, antes de transferir o novo layout.
  3. Faça um backup do conteúdo do seu blog (posts e wdigets).
  4. Troque o seu template sem perder os widgets.
Hoje, vamos abordar o primeiro passo.


CRIAR UM BLOG DE TESTES

Para criar um blog de testes, basta entrar no seu painel de administração do blogger e clicar em “Criar um blogue”, depois atribuir um nome e seguidamente selecionar um modelo base qualquer, uma vez que não será esse o modelo final, mas sim, o modelo que você já havia escolhido no Blogger Templates ou noutro site e que já guardou no seu computador.

CARREGAR TEMPLATE NUM BLOG DE TESTES

Para carregar o template novo que você guardou no computador:
  • Vá à janela de “Layout” ou “Esquema” e clique em “Editar HTML”
  • Aparece um ecrã com o texto: Carregar um modelo a partir do seu disco rígido, clique em “Procurar”, localize o ficheiro que você salvou no computador e depois clique em “Carregar”
Sem título

Em seguida irá aparecer uma janela informando que irá perder os widgets apresentados. Uma vez que o layout actual é apenas o que serviu de base para a criação do blog de testes, não tem problema em perder os dados desse layout, então clique em “Confirmar & Guardar”.



Sem título2

E prontos, o seu novo template está instalado. Crie algumas novas mensagens de testes apenas para ver como fica o seu template com posts colocados. Se não lhe agradar o resultado, é só repetir os passos descritos aqui em CARREGAR TEMPLATE, selecionando um novo ficheiro a partir do seu computador até encontrar o que mais lhe agrada em termos visuais e funcionais.

Num próximo artigo, irei explicar como fazer o backup do layout do seu template e do conteúdo do blog. Entretanto, aproveite para selecionar vários templates que lhe agradem no artigo 10 lindos templates grátis para blogger.

Até já!

0 comentários:

Enviar um comentário

 

Seguidores

Web Page Views Contador de visitas
Ganhar Dinheiro Online Copyright © 2009 Gadget Blog is Designed by Ipietoon Sponsored by Online Business Journal