Assine a Newsletter e receba
o nosso curso em vídeo grátis:

"Como trabalhar a partir de
casa na Internet"

Primeiro Nome:
Ultimo Nome:
Email:
Pais:
Telefone:
 
Nao facultamos os seus dados a ninguem.

28 janeiro 2010

Como abrir negócio e trabalhar em casa


Como abrir negócio e trabalhar em casa: A ideia de ter o seu negócio próprio, a sua independência financeira, sem horários rígidos, sem patrões arrogantes e ter controlo sobre a sua própria vida é uma ideia tentadora e que passa na cabeça de milhares de pessoas. Outras há que apesar de não terem essa ambição, vêem-se obrigadas a procurar alternativas ao seu emprego fixo e até então seguro quando ficam desempregadas. Quer esteja entre os primeiros, quer entre os segundos, as chances de que não esteja preparado para tudo o que está envolvido em trabalhar a partir de casa, são grandes. Abrir negócio online ou offline requer preparação prévia e muito trabalho. E a dúvida subsiste e paira na mente da grande maioria das pessoas que se atrevem a colocar esse cenário em hipótese.
Posso ganhar dinheiro trabalhando em casa? Vale a pena correr o risco de abrir o meu próprio negócio? A resposta a essas perguntas só você as pode encontrar, e a grande maioria das vezes e para a maior parte das pessoas a resposta só se consegue depois de experimentar. No entanto, há algumas coisas que pode fazer antes de abrir um negócio e trabalhar em casa. Deixo-lhe algumas dicas para  abrir negócio próprio e começar a ganhar dinheiro a sério.

Dicas para abrir um negócio


Questione-se sobre as suas motivações: a primeira coisa em que deve pensar é sobre o que o move ou porque realmente deseja ter o seu próprio negócio. Quer ganhar dinheiro rápido? Procura um modo sustentável de vida? Ambiciona fama e prestígio? Simplesmente não quer ter patrões nem horários? Quer trabalhar pouco e ganhar muito? Dependendo da sua motivação, o resultado final pode ser completamente diferente.

Vontade de trabalhar: abrir um negócio próprio, ao contrário do que a grande maioria possa pensar, exige uma grande quantidade de trabalho árduo, especialmente ao início. Por isso, a sua motivação é tão importante. Se a ideia de ter o seu próprio negócio é tentadora na perspectiva de fazer pouco e ganhar muito, então talvez seja bom reconsiderar o seu plano. Trabalhar em casa, ser patrão e dono dum negócio dá trabalho e é um trabalho exigente e solitário. Se não está preparado para isso, NÃO COMECE! Este será provavelmente o modelo de negócio mais difícil em que possa pensar, mas se lhe serve de animo e encorajamento, pense que a recompensa final faz com que tenha valido a pena!

Horário de trabalho: apesar de ser um negócio em casa, há trabalho a fazer, então convém estipular um horário a cumprir. Uma das maiores dificuldades para quem trabalha em casa é manter-se focado, disciplinado e organizado. A tentação de dizer “faço depois” pode ser muito grande, por isso estabelecer um horário e plano de trabalho é muito importante para que não se desvie do seu objectivo e tarefas diárias.

Procure o seu nicho de mercado: com a concorrência cada vez mais feroz, encontrar o nosso lugar ao sol não é tarefa fácil. A tentação de fazer o mesmo que os outros estão a fazer, apenas porque não sabe bem qual o modelo de negócio que quer implementar, pode ser grande, mas já que o vai fazer, pelo menos certifique-se de que acrescenta algo de diferente ou de valor por forma a destacar-se da concorrência.
Porém, mais interessante seria olhar para si próprio e para as suas qualificações e perguntar-se se não as pode pôr a funcionar para se evidenciar dos demais. Tem alguma aptidão em especial? Tem jeito para arranjar coisas? Tem jeito para cozinhar, passar a ferro, decorar? Tem jeito para vender? Tem algum hobbie sobre o qual tem muitos conhecimentos? Tem jeito para escrever? Pense em como pode converter alguma “habilidade” particular sua, num modelo de negócio pouco explorado ou que possa ser inovador ou de utilidade extrema para os outros.

Elabore um plano diário e de negócios: antes de colocar o seu negócio próprio em marcha deve estabelecer um plano, organize as suas ideias para saber o que quer fazer exactamente e como o quer fazer. Faça contas e considere quanto dinheiro está disposto ou tem disponível para investir, planeie quanto tempo por dia precisa dedicar ao seu projecto e esteja disposto a alargar o horário se for necessário. Mantenha uma agenda de negócios diária com as reuniões, tarefas, pesquisa, contactos que precisa de fazer e mantenha-se leal a ela. Defina quanto dinheiro quer ganhar e seja realista.

Estabeleça metas e objectivos: planear o que quer fazer e como vai fazer será mais fácil se estabelecer pequenas metas distribuídas ao longo do tempo, no entanto convém que seja realista a fazê-lo para que consiga atingir as metas a que se propôs. À medida que vai alcançando etapas pequenas, pode projectar novas etapas um pouco mais ambiciosas, estimulando assim o crescimento gradual do seu negócio até atingir o objectivo final a que se propôs.

Não pense baixo demais nem alto demais: ao traçar metas deve-se ser ponderado e realista, mas não ao ponto de se contentar com muito pouco. Pense nas despesas que tem e planeje pelo menos poder pagá-las e ter algum lucro. Por outro lado, ser ganancioso e querer ficar rico rápido e à força irá fazer com que dê “passos maiores que a perna”, provavelmente tentando saltar etapas para chegar mais rápido ao pote de ouro. Não faça isso! Não seja nem pouco ambicioso nem ambicioso demais. Este factor será muito importante para o sucesso do seu negócio. Pense em construir bem as fundações do seu projecto antes de começar a “fazer a casa”. O melhor modelo de negócio é aquele que cresce de forma progressiva, constante e sustentável.

Não desista!: esta é a minha última recomendação. Ao longo do caminho irá enfrentar várias adversidades, contratempos, desânimo, cansaço... irá questionar-se se vale a pena tanto trabalho, tantas horas longe da família, tantas férias perdidas. Pare e repense!

A ansiedade é inimiga da perfeição, permita-se algum tempo para repensar a sua estratégia e procurar ânimo, lembre-se do que o motivou a abrir um negócio e trabalhar em casa, procure conforto junto de familiares, visione a concretização daquilo que ambicionou e imagine-se lá, se ajudar pense no carro novo que gostaria de comprar, nas férias que quer oferecer à sua família, pense e acredite que vai ganhar dinheiro. Por fim, quando lá chegar, não pare. Se chegou até ali, provavelmente pode ir mais longe. Estabeleça novos objectivos ou objectivos diferentes e recomece tudo de novo. Mas antes, tire umas férias, você merece!
 

4 comentários:

Anónimo disse...

Parabens... gostei do final...

Luis on 16 de março de 2011 às 13:07 disse...

A dica sobre procurar seu nicho combina em voce escolher algo que voce domine.
Isso conta bastante.

RITA disse...

GOSTEI MUITO DAS DICAS ,PORÉM,A REALIDADE É TÃO DIFICIL

Marketing de Rede on 13 de dezembro de 2011 às 22:25 disse...

Adorei muitas dicas Valeu Obrigado. Fernando.

Enviar um comentário

 

Seguidores

Web Page Views Contador de visitas
Ganhar Dinheiro Online Copyright © 2009 Gadget Blog is Designed by Ipietoon Sponsored by Online Business Journal