Assine a Newsletter e receba
o nosso curso em vídeo grátis:

"Como trabalhar a partir de
casa na Internet"

Primeiro Nome:
Ultimo Nome:
Email:
Pais:
Telefone:
 
Nao facultamos os seus dados a ninguem.

09 outubro 2009

Nome/Url em comentários no Blogger


Comentar com Nome-URL no Blogger Muita gente me tem perguntado se é possível habilitar a opção de comentar com o Nome/URL no Blogger, ao estilo do WordPress. E também tenho visto algumas pessoas dizerem que não é possível fazer isso. O que acontece é que o dono do Blog pode simplesmente não querer permitir essa opção, pois deixa os comentários abertos para os anónimos também. Para responder a essa pergunta, resolvi fazer este post para que outros também possam beneficiar deste esclarecimento.

PERMITIR NOME/URL NOS COMENTÁRIOS DO BLOGGER

Quem já comentou aqui no blog, sabe que essa opção está disponível e é muito simples de implementar. No seu painel de controle do blogspot, existe uma secção especialmente dedicada às configurações de comentários. Nessa secção você pode definir a forma como os seus leitores se autenticam para fazer comentários. Vamos então ver como se faz:

Painel de Controle >> Definições >> Comentários

Nome-URL nos comentários do Blogger

Como pode ver na imagem, existem 4 opções. Começando de cima para baixo a 1ª é a que permite mais tipos de autenticação e a última é a mais restritiva.
  • Qualquer pessoa - inclui utilizadores anónimos
    Se escolher esta opção ficam disponíveis todas as formas de autenticação possíveis, incluindo o Nome/URL bem como utilizadores anónimos.
  • Utilizadores registados - inclui OpenID
    Esta opção permite apenas comentários de leitores autenticados com o OpenID, incluindo os utilizadores do LiveJournal, WordPress, TypePad, AIM e Contas Google (usuários do Blogger incluídos).
  • Utilizadores com Contas Google
    Permite apenas comentários de leitores que tenham uma Conta Google, como a do Gmail por ex.
  • Só membros deste blog
    Permite apenas comentários do autor do blog, restringindo todos os outros.
Então, para permitir comentários com o Nome/URL, basta escolher a 1ª opção. No entanto, neste caso, convém fazer a moderação dos comentários para evitar os spammers ou activar o anti-spam (captcha). Como?

MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS

Moderação de comentários

Neste ecrã basta escolher a opção "sempre" ou "apenas nas mensagens mais antigas" para que os comentários tenham que ser aprovados por si antes de serem publicados, não esquecendo de colocar o email para onde quer ser avisado de que tem comentários para aprovar. Desta forma, você controla o que é comentado e seleciona apenas os comentários legítimos e relevantes, banindo os spammers que querem apenas deixar um link para o seu blog. Eu optei por não moderar os comentários, mas....activei o anti-spam.

ACTIVAÇÃO DE ANTI-SPAM (Captcha)

Se por outro lado, você não quer moderar os comentários, uma vez que pode sempre apagar os comentários não desejados mais tarde, deve pelo menos activar o anti-spam para evitar o uso de scripts maliciosos que deixam apenas um link.

anti-spam nos comentários







Basta escolher "sim" na opção de "mostrar verificação de palavras para comentários" e o anti-spam fica activo. Se optar por esta solução, convém experimentar colocar um comentário com o Nome/URL e esperar que apareça a caixa de verificação de palavras (captcha).
Porquê? Porque o seu bloco de comentários pode não ter altura suficiente para permitir a visualização do espaço onde os leitores terão que inserir as palavaras de verificação. Isso faz com que não seja possível eles deixarem o comentário (muito desagradável).

Para resolver esse possível problema, você tem que mexer no código da sua página. Como sempre recomendo que faça um backup antes de fazer qualquer alteração. Vamos lá?

Esquema (Layout) >> Editar HTML >> Expandir modelos de widget

Procure por estas linhas ou similares no seu código:
<b:includable id='comment-form' var='post'>
<div class='comment-form'>
<a name='comment-form'/>
<h4 id='comment-post-message'><data:postCommentMsg/></h4>
<p><data:blogCommentMessage/></p>
<data:blogTeamBlogMessage/>
<a expr:href='data:post.commentFormIframeSrc' id='comment-editor-src'/>
<iframe allowtransparency='true' class='blogger-iframe-colorize' frameborder='0' height='375' id='comment-editor' scrolling='no' src='' width='100%'/>
<data:post.iframeColorizer/>
</div>
</b:includable>
A vermelho está a altura da caixa de comentários. Originalmente este valor no meu blog era 275. Seja qual for o valor que apareça no seu código, altere-o por forma a colocar um valor maior, permitindo assim a visualização da zona de inserção das palavras de verificação. No meu caso, 375 foi suficiente. Salve e verifique se já funciona.

Este é o aspecto com que a sua caixa deve ficar.

Captcha

Espero que este artigo tenha sido esclarecedor e que tenha respondido à pergunta. Sim! é possível permitir comentários com Nome/URL no Blogger.

Até já!


7 comentários:

Carlos on 12 de outubro de 2009 às 16:41 disse...

Já tentei comentar aqui no blog antes, mas as letras de confirmação e o botão de confirmação estavam "tapados". Vamos ver se desta vez já dá :)

Carlos on 12 de outubro de 2009 às 16:43 disse...

Ah agora ja está a funcionar tudo correctamente. Continuação de bom trabalho.

Paula Garcia on 17 de outubro de 2009 às 19:03 disse...

Olá Carlos,

Bem-vindo! Obrigada pela visita.
O bloco de comentários esteve com problemas, mas já está resolvido e por isso publiquei este post para ajudar outros com o mesmo problema.

Abraço

Play on 5 de outubro de 2011 às 06:42 disse...

Valeu pelas dicas!
www.viriship.blogspot.com

dr dre beats on 3 de fevereiro de 2012 às 07:15 disse...

Fui acompanhar do seu site por um longo tempo eu leio esses artigos, esta é uma leitura interessante vou continuar a prestar atenção a ela mais
Seu artigo é um do estilo mais clássico, quando eu li uma vez, fiquei profundamente no amor com eles, você olha para a frente a obra mais perfeita.

comprar curtidas on 10 de abril de 2014 às 00:00 disse...

Adorei o tópico, muito interessante!!

seguidores no twitter on 27 de maio de 2014 às 08:10 disse...

Muito bom :!

Enviar um comentário

 

Seguidores

Web Page Views Contador de visitas
Ganhar Dinheiro Online Copyright © 2009 Gadget Blog is Designed by Ipietoon Sponsored by Online Business Journal