Assine a Newsletter e receba
o nosso curso em vídeo grátis:

"Como trabalhar a partir de
casa na Internet"

Primeiro Nome:
Ultimo Nome:
Email:
Pais:
Telefone:
 
Nao facultamos os seus dados a ninguem.

27 setembro 2009

O que são Feeds e como usar


feed-icone O que são feeds e como usar: É frequente vermos a expressão: "Subscreva o Feed" ou "Assine o Feed", acompanhada do ícone padrão de Feed/RSS, como o que está na imagem deste artigo, na maior parte dos blogs que encontramos. Também aqui no Ganhar Dinheiro Online, pode encontrar essas referências. No entanto, há quem ainda não saiba o que é um Feed, nem para que serve ou como usar um Feed. Então resolvi explicar um pouco o que isso significa.

O QUE SÃO FEEDS?

Podemos começar por ver a descrição na Wikipédia:
O termo Feed vem do verbo em inglês "alimentar". Feed é um formato de dados usado em formas de comunicação com conteúdo actualizado frequentemente, como sites de notícias ou blogs.
Ou seja, feeds são usados para que os leitores possam acompanhar os novos artigos e conteúdo de um blog sem que precise de o visitar. Sempre que um novo artigo for publicado, a pessoa que assina o feed poderá lê-lo directamente do seu agregador de feeds. (o que é isso?)

O QUE SÃO AGREGADORES DE FEEDS?

Os serviços que possibilitam aos leitores assinar diferentes feeds são conhecidos como agregadores. Um agregador é um programa que reúne todas as informações dos diferentes feeds escolhidos pelo leitor. Inscrever-se num feed significa incluir o link do feed em sua lista de assinaturas do agregador.

COMO USAR OS FEEDS?

Existem diversos serviços de agregadores de Feeds e até mesmo os próprios navegadores oferecem esse serviço, como o Mozilla Firefox e o Internet Explorer. O que eu uso e acredito que a grande maioria também, é o Google Reader, pois não requer instalação.

Na maior parte das vezes, quando você clica no link do feed é automaticamente aberta uma janela que já contém vários agregadores de feeds. Depois é só escolher o que deseja e o link é inserido automaticamente.

Vamos exemplificar como se adiciona um feed no Google Reader. Basta entrar no site com a sua conta do Google, escolher o botão "Adicionar Inscrição", no canto superior esquerdo, colar o link do Feed na caixa respectiva e clicar no botão "Adicionar", conforme a imagem abaixo:

Google Reader - Inscrição

A partir do momento que adicionar o link, começará a receber as actualizaçãoes do feed, sempre que um novo artigo for colocado. Pode ver em baixo o aspecto da janela de leitura, em que na barra lateral esquerda tem a lista dos vários links que já adicionou e na janela central pode ler os artigos de cada um.

Google Reader - Janela de Leitura

Torna-se assim mais fácil acompanhar de perto os seus blogs favoritos, sem necessidade de os abrir um por um em busca de actualizações. Sempre que um novo artigo for publicado pode lê-lo no seu agregador de feeds, não esquecendo depois de visitar o site para deixar os seus comentários em apreciação pelo artigo e pelo autor e deixar as suas opiniões e/ou sugestões.

SUBSCREVA O NOSSO FEED

Se gosta dos artigos que publicamos aqui regularmente assine o nosso Feed para ficar a par das actualizações e não perder pitada das nossas dicas sobre como optimizar o seu blog e ganhar dinheiro com blog. Este é o nosso endereço de Feed: http://feeds.feedburner.com/GanheDinheiroComANet

Se preferir, pode também assinar a newsletter e receber as actualizações por email. Habilita-se assim ao prémio que está em jogo no nosso Passatempo até dia 15 de Outubro. Leia o artigo para saber como participar.

Até já!


3 comentários:

Sandra - Info-Macross on 28 de setembro de 2009 às 13:07 disse...

Olá!
Eu adoro feeds, assinando o seu por e-mail que cheguei até aqui hoje!
Um abraço!

Paula Garcia on 29 de setembro de 2009 às 00:13 disse...

Sandra,
Obrigada pela visita e pelo comentário. É assim que se constrói uma comunidade, participando e comentando.
Paula

Pedro on 28 de dezembro de 2011 às 19:49 disse...

Boas , acabei de assinar o feed

Enviar um comentário

 

Seguidores

Web Page Views Contador de visitas
Ganhar Dinheiro Online Copyright © 2009 Gadget Blog is Designed by Ipietoon Sponsored by Online Business Journal